top of page

Era uma vez um amurumi - A história da técnica.

Olá, gente!!


Antes de adentrarmos as dicas, gostaria de compartilhar um pouquinho da história do Amigurumi e algumas curiosidades que fazem essa arte tão especial.


A origem?

Tendo o Japão como berço, o Amigurumi é filho da cultura kawaii - ou “fofura” - que tomou conta do país nas décadas seguintes à Segunda Guerra Mundial - um contraponto cultural importante depois de acontecimentos tão tristes para as ilhas.

A arte também se popularizou graças ao programa da NHK chamado Ami.


(Loja especializada em objetos kawaii - https://br.pinterest.com/pin/391391023848183486/)


A origem do termo vem da junção de duas palavras japonesas 編み (ami), que significa “feito em crochê” e 縫い包み (nuigurumi), que significa “brinquedo de pelúcia”.

Apesar das décadas de história a popularidade mundial chegou só no começo dos anos 2000 com a propagação de receitas e tutoriais online para a parte ocidental do globo.


O que caracteriza?

O Amigurumi é a técnica de criação de pequenos bonecos feitos de tricô ou crochê normalmente preenchidos com fibra siliconada. Além dos mais conhecidos bichinhos e bonecas, também podem ser feitos em outros diversos formatos como comidas e utensílios domésticos.



Quem tem boca vai à…?

Se você encontrar personagens sem boca por aí: não se preocupe, não foi esquecimento do artesão! Alguns amigurumis não tem boca para não terem uma emoção definida. A ideia é que ele seja um espelho da pessoa que o tem. Ou seja, em um dia que você estiver triste, vai sentir que a boneca também está triste; já em um dia que você está feliz, ela também estará.



E para finalizar... reza a lenda que no Japão receber um amigurumi de presente é considerado um sinal de boa sorte e prosperidade. Isso porque tudo o que é produzido com as mãos recebe a energia das pessoas. Melhor não contrariar e distribuir amigurumis pelo mundo, né não?


Prepadx para fazer o seu?

Bora alongar os dedos da mão que já já a gente começa!


Grande abraço, até a próxima!


Fontes:

1.487 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page